Todo encontro do PNA é dividido em três grandes momentos, configurando um formato simples e intuitivo para os seus participantes.

Momento 1 – Acolhida

Após os ônibus chegarem ao local do encontro,  formamos uma grande roda com voluntários, crianças e membros da casa salesiana. Aqueles que estão vindo pela primeira vez são apresentados ao grupo. Fazemos um breve momento de oração e reflexão sobre algum assunto relevante (respeito a família, amor ao próximo, adversidades da vida, etc). A moral dos ensinamentos são fundamentadas em valores cristãos, mas a espiritualidade de cada um é respeitada.

Momento 2 – Oficinas e Atividades Livres

Neste momento, damos duas opções às crianças. Elas podem se inscrever em alguma oficina (como artesanato, capoeira, dança,  pintura ou gincanas) ou, se preferirem, praticar atividades livres (como futebol, bets, badminton ou brincar no parquinho). Esse segundo momento ocupa a maior parte dos encontros.

Momento 3 – Encerramento

Assim como na acolhida, formamos uma grande roda com todos os participantes do projeto. Fazemos um momento de reflexão e agradecimento por tudo o que aconteceu ao longo do dia. Em seguida, distribuímos comida e bebidas para todas as crianças (arrecadados por meio de doações) e as encaminhamos para o ônibus para que voltem para os seus lares.