O Projeto Nosso Amigo (PNA) é um trabalho social que nasceu em 1995 na Paróquia de São Benedito, localizada na região central da cidade de São Carlos. Hoje é desenvolvido na Rua Padre Teixeira da unidade dos Salesianos São Carlos, coordenado por voluntários e pelos próprios jovens que se tornam protagonistas na execução de suas atividades. Seu objetivo é atender crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Atendemos hoje cerca de 80 crianças e adolescentes com faixa etária entre 07 a 18 anos, residentes em bairros periféricos do município de São Carlos. Semanalmente, aos sábados, desenvolvemos atividades esportivas, culturais e pedagógicas com as crianças. Alguns exemplos são as oficinas de Teatro, Dança de Rua, Coral, Reforço de Leitura, Artes Marciais, Lingua Estrangeira e Hip Hop. Para levar e trazer as crianças, um ônibus passa em pontos pré-definidos em cada um dos bairros das comunidades.

Desde a sua criação, o PNA tem estabelecido convênio com a Secretaria Municipal da Educação e com universidades. Mesmo assim, para realizar esse trabalho, contamos com doações da comunidade de toda espécie, incluindo roupas, material pedagógico, brinquedos, alimentos, etc.

O trabalho é árduo e intenso, mesmo assim, os voluntários do PNA procuram ir além das atividades programadas, acompanhando o desenvolvimento das famílias dos acolhidos, criando condições para garantir a permanência dos jovens nas instituições de ensino e inserção no mercado de trabalho.